11 Softwares para Criar Website ou App com Inteligência Artificial

Se está a considerar criar um website, não está sozinho!

Ter presença online é essencial nos dias que correm, e muitas pessoas procuram formas de construir sites de modo eficiente, impactante e barato!

Com os avanços tecnológicos, a inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais importante na criação de websites inovadores e funcionais.

Neste artigo, vamos explorar 11 programas que incorporam IA e que o podem ajudar a criar um site impressionante que vá ao encontro das suas necessidades específicas.

O Poder da Inteligência Artificial na Criação de Websites


Antes de entrarmos nos detalhes dos programas, vamos perceber por que razão a inteligência artificial é tão relevante na criação de websites.

A IA é uma inovação digital que permite automatizar tarefas complexas, otimizar designs e personalizar experiências, resultando em websites mais atrativos e intuitivos.

1. Wix – Construção de Sites Alimentada por IA


O Wix é uma plataforma bastante conhecida pela sua facilidade de uso e pelos recursos versáteis que oferece.

Adicionalmente, melhorou muito nos últimos anos e uma das suas melhorias também passa pelo uso de inteligência artificial no suporte da criação de sites.

A sua funcionalidade de IA (Wix ADI) proporciona sugestões de design personalizadas com base nas respostas a um breve questionário.

Além disso, utiliza IA para auxiliar na criação de conteúdo e na otimização para motores de pesquisa (SEO).

2. Squarespace – WebDesign Elegante com Assistência de IA


O Squarespace é muito apreciado pelos seus designs sofisticados. Na nossa opinião, é provavelmente o CMS com os designs mais apelativos e atraentes do mercado!

A sua IA auxilia na criação de websites visualmente impressionantes ao sugerir combinações de cores, layouts e elementos gráficos que se adequem ao seu nicho e estilo.

Recentemente passou a disponibilizar funções de e-commerce pelo que apresenta boas opções para quem quiser um website funcional e com um visual impactante!

3. Bookmark – Criação de Websites com Design Inteligente


A Bookmark adota uma abordagem única ao utilizar IA para a criação de sites.

Permite-lhe criar um site fornecendo apenas algumas informações básicas, ficando a cargo da IA a escolha de layouts e recursos ideais para o seu site.

A IA escolhe textos, imagens e outros recursos numa tentativa de interpretar a sua visão de negócio. Sem dúvida, algo a experimentar!

4. 10Web.io – Uma Abordagem mais Conversacional


O 10Web.io utiliza uma IA que age como uma espécie de assistente virtual por passos, ie. orienta-o através de uma conversa interativa para compreender as suas preferências e necessidades, antes de criar um site personalizado com base nas informações recolhidas.

Utiliza como base o WordPress e Elementor. Apesar de ter ainda poucos templates e não ter (à data deste artigo) uma opção de e-commerce, este software é dos mais rápidos a construir um website!

5. Grid Studio – Design Automatizado com IA Avançada


O Grid Studio é pioneiro na utilização da IA para criar sites. Gera layouts exclusivos com base no conteúdo que fornecer.

No entanto, é importante lembrar que a personalização pode ser limitada em comparação com outras opções.

O seu editor web é intuitivo e oferece uma boa flexibilidade de design e facilita a gestão do website.

6. Hostinger AI Website Builder – Empresa de Servidores com software de criação de sites AI


A Hostinger é bastante conhecida na Europa como uma empresa que oferece serviços de hosting.

Apesar disso, sempre ofereceu website builders, mas o recentemente lançado software de website builder com AI merece destaque.

Oferece uma forma rápida de obter um site funcional.

À semelhança de outros builders, precisa que se responda a algumas questões base e a IA cria um site inicial que depois se pode personalizar conforme as necessidades.

7. Jimdo – Assistência de Criação de Texto com IA


O Jimdo (literalmente, o Jim faz!!!) utiliza IA para auxiliar na criação de texto.

Se tiver dificuldades em redigir conteúdo, a IA pode ajudar a gerar cópias para o seu site com base nas informações que fornecer.

Tem uma opção grátis, que permite testar o software mas obriga a manter um subdomínio xxx.jimdosite.com. 

8. Webflow AI- Personalização Impulsionada por IA


O Webflow é um builder bastante destacado e agora ficou ainda com mais capacidade de personalização avançada. A IA analisa informações sobre o seu negócio e público-alvo para criar um site que reflita a identidade da sua marca e que crie empatia com os visitantes.

9. Bubble – Desenvolvimento de Apps com IA


A Bubble.io permite criar aplicações web (apps) sem necessidade de programação extensiva.

Embora esteja mais direcionada para aplicações, integra IA para simplificar o processo de desenvolvimento.

10. Ask.Writer – Geração de Ideias Criativas com IA


O Ask.Writer não se destina apenas à criação de sites, mas a sua IA pode ser uma ferramenta útil para gerar ideias de conteúdo e palavras-chave relevantes, contribuindo para uma estratégia de SEO sólida.

Hubspot CMS com ChatSpot

O CMS (content management system) da Hubspot é ideal para quem quer a flexibilidade de uso de um WordPress ou Wix, e a alta segurança e elevada performance de gestores de conteúdo feitos à medida.

Por ser uma solução premium, é comum encontrar esta opção em médias e grandes empresas.

Com o lançamento do ChatSpot.ai, o CMS Hubspot é capaz de permitir o desenvolvimento de conteúdo (imagens e textos) através de uma inteligência artificial potente e… inteligente!

É uma das opções de criação de website mais equilibradas do mercado e tem a vantagem de ligar a um CRM poderoso como é o caso do CRM Hubspot.

Escolher o Software de Criação de Sites IA adequado para Si!


Ao escolher um programa para criar um site com IA, considere as suas necessidades específicas, o nível de habilidade e os objetivos para o seu site.

Cada opção oferece abordagens diferentes, desde assistência de design até à criação de conteúdo. Explorar as opções e testar os recursos ajudá-lo-á a tomar a decisão certa.

4 notas para o ajudar a escolher bem:

  1. Não se fique pelo software que apresenta mais opções, mas por aquele que tem as opções de que necessita!
  2. Nunca se esqueça que qualquer software tem de ser capaz de escalar e de se manter atualizado. Caso contrário, poderá estar a investir em algo que estará desatualizar em 2-3 anos.
  3. Olhe sempre para os custos escondidos! Talvez a opção mais barata, acabe por ser mais cara que outra, porque pode demorar mais tempo a ficar pronta ou porque algumas das funções que necessita talvez sejam cobradas como extras…
  4. Esqueça softwares que não se integram com outros programas. Vivemos num mundo colaborativo e nenhum software alguma vez terá tudo o que necessita. Um programa fechado é limitativo, mas um programa aberto (ou que se integra com outros) abre horizontes.

Em formato de Conclusão:


A inteligência artificial revolucionou a forma como criamos websites, tornando o processo mais acessível e eficiente.

Com várias opções de programas disponíveis, pode aproveitar a IA para projetar um site que impressione os visitantes e alcance os seus objetivos online.

Perguntas Frequentes (FAQs)


P: Estes softwares substituem completamente o trabalho humano?
R: Não, eles auxiliam e agilizam o processo, mas continua a ser importante o toque humano na criação e refinamento do site.

P: É necessário saber programação para utilizar estes softwares?
R: A maioria não requer conhecimento avançado de programação, tornando a criação de sites mais acessível. Muitos deles são no-code ou low-code.

P: Estes programas garantem uma classificação elevada nos motores de busca?
R: Eles ajudam com sugestões de SEO, mas a classificação depende de vários fatores, incluindo a qualidade do conteúdo e a concorrência.

P: Posso migrar o meu site para outra plataforma mais tarde?
R: Sim, a maioria das plataformas oferece opções de exportação para facilitar a migração.

P: Quanto custa utilizar estes programas de IA?
R: Os custos variam consoante o programa e os recursos selecionados, por isso é importante verificar os planos disponíveis. Existem inclusive opções gratuitas!