O que é Business Intelligence (BI) e como pode beneficiar as PMEs Portuguesas?

dashboard de business analytic

Business Intelligence (BI) é um conceito que abrange várias áreas da inteligência de negócio, como gestão de informação, análise de dados e inteligência artificial.

O uso de BI pode ajudar as PMEs portuguesas a tomarem decisões mais estratégicas e bem fundamentadas, porque fornece uma visão mais clara dos dados do negócio.

Neste artigo, explicamos o que é BI, quais são os principais e como ele pode ser implementado nas PMEs portuguesas.

O BI oferece uma variedade de recursos para melhorar o desempenho dos negócios.

empresária a utilizar tecnologia para avaliar o desempenho da empresa

Por exemplo, as ferramentas de Business Intelligence podem permitir às empresas aceder, compilar e analisar dados de diversas fontes para ajudar a identificar padrões e tendências.

Além disso, as análises podem ser usadas para prever oportunidades de mercado, descobrir novos produtos ou serviços, avaliar o desempenho de um produto ou serviço e melhorar a tomada de decisões por parte não apenas de chefias intermédias e de topo, mas de toda a organização.

Redução de Custos através da Adopção de uma abordagem Data Driven (BI)

Outra área em que o Business Intelligence pode beneficiar as PMEs é na redução de custos operacionais.

As ferramentas BI podem automatizar o processo de análise de dados, o que reduz drasticamente o tempo necessário para obter uma visão geral sobre os negócios.

Além disso, usar Business Intelligence ajuda as empresas a tomar decisões melhores com base em dados reais, o que as ajuda não apenas a economizar tempo e dinheiro, mas ganhar velocidade de vendas e reduzir o time to market.

Dashboard de business analytics para PMEs com gestão orientada a dados

Embora o Business Intelligence possa parecer assustador para algumas empresas menores e sem experiência em tecnologias, existem muitas ferramentas BI disponíveis no mercado, que podem ser facilmente implementadas pelas PMEs.

Estas ferramentas permitem aos utilizadores tirar partido dos dados existentes para obter insights úteis para as suas organizações.

Por exemplo, algumas ferramentas BI incluem: mineração de dados, limpeza e mapeamento de dados, painéis e relatórios de Business Intelligence.

A adopção de uma abordagem centrada em Business Intelligence, permite às PMEs ganhar uma vantagem competitiva no mercado.

Um estudo da McKinsey de Jan 2022 prevê que até 2025, os dados se tornarão o recurso mais importante e utilizado do mundo.

O estudo também conclui que:

  • Empresas que são capazes de tirar o máximo partido dos dados terão cinco vezes mais probabilidades de sucesso do que as que não o fazem.
  • Para tirar o máximo partido dos dados, as empresas terão de abraçar uma mentalidade e uma cultura orientadas para dados (data driven culture). Isto significa que todos os empregados – e não apenas os de TI ou analíticos – e todos os departamentos (promovendo o alinhamento entre vendas, marketing e operações) terão de ser capazes de utilizar dados para tomar melhores decisões.

Para se tornarem uma empresa orientada pelos dados, as empresas terão de investir em quatro capacidades essenciais:

1. Ingestão e gestão de dados:

As empresas terão de investir em tecnologia que lhes permita ingerir rápida e facilmente dados de uma variedade de fontes. Precisarão também de investir em ferramentas e processos para gerir estes dados de forma eficaz.

2. Análise e visualização de dados:

As empresas terão de investir em ferramentas CRM e de BI e em pessoas qualificadas para estabelecer processos sólidos de análise e apresentação de dados que possam ser utilizados por toda a empresa. Isto permitir-lhes-á identificar padrões e tendências e ver como diferentes aspectos do seu negócio estão a funcionar.

3. Tomada de decisões com base em dados:

As empresas terão de investir em processos e ferramentas para tomar decisões baseadas em dados em vez de intuição ou sentimento instintivo. Isto irá ajudá-las a evitar cometer erros dispendiosos baseados em informações inexatas.

4. Cultura e governação:

As empresas terão de criar uma cultura e uma estrutura de governação que apoie uma mentalidade orientada para os dados. Isto inclui o estabelecimento de funções e responsabilidades claras para a utilização e gestão de dados, bem como a criação de padrões de como os dados devem ser utilizados em toda a organização

Conclusão:

Investir em numa abordagem orientada em dados e Business Intelligence, vai ajudar as PMEs a obter insights úteis sobre os seus negócios e, desse modo, tomar decisões mais informadas que melhoram o seu desempenho.

Dúvidas ou sugestões? Coloque nos comentários.