Como elaborar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo bem sucedida!

Enunciado da Dor:

Negócio: “Sei que o conteúdo e muito importante na minha estratégia de marketing digital, mas por muito que crie bom conteúdo, parece que não consigo ter tração suficiente. Neste momento, o que gasto em marketing de conteúdo é cada vez mais um custo e cada vez menos um investimento”.

Empresa de conteúdo: “O conteúdo que eu faço tem qualidade, é pensado e responde às necessidades do consumidor. Ainda assim, praticamente não tem visitas (não é descoberto) e tem pouca interação.”

Se é verdade que há empresas bem-sucedidas nesta disciplina de marketing, então porque é que nem todas as empresas conseguem alcançar o sucesso?

Porque lhes falta uma abordagem integrada e estratégica da disciplina do marketing de conteúdo.

Acontece que descobrimos recentemente uma metodologia PCDO que nos facilita e muito a adopção de estratégias de marketing de conteúdo eficientes, em qualquer vertical de atividade!

Os nossos parceiros da SmartLinks, verdadeiros génios do inbound marketing, utilizam esta metodologia.

Logo da SmartLinks

Antes de explicar a metodologia PCDO, vamos à definição de marketing de conteúdo.

Definição de marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que assenta na entrega do conteúdo certo, à audiência certa, no momento certo.

Conteúdo esse, que tem de estar alinhado com os objetivos de negócio de quem o produz (a empresa) e esclarecer, entreter e/ou ajudar quem o consome (a audiência alvo).

Para apoiar os esforços de marketing de conteúdo das empresas com as quais trabalha, um dos nossos parceiros a SmartLinks, desenvolveu uma metodologia proprietária. A metodologia PCDO.

A metodologia PCDO

Uma metodologia esquematiza a abordagem e segmenta de forma entendível os passos a dar para se alcançar um determinado resultado, neste caso = alcançar resultados de negócio positivos e sustentáveis através de marketing de conteúdo.

A metodologia PCDO:

Pesquisar.

Criar.

Distribuir.

Otimizar.

A explicação da metodologia PCDO adaptada a uma estratégia de marketing de conteúdo

Se tivéssemos de quebrar o processo de marketing de conteúdo em partes, estas seriam as quatro etapas principais para uma estratégia de marketing de conteúdo de crescimento sustentado.

Acertar nestas quatro etapas permite-nos configurar uma estratégia bem-sucedida e de longo prazo, orientada a resultados.

1) PESQUISAR O TIPO DE CONTEÚDO QUE MAIS SE AJUSTA AO NOSSO UTILIZADOR

É neste estágio que se procura entender o ajuste do utilizador ao conteúdo. Entrar bem nos dados e perceber o tipo de experiência que lhes podemos proporcionar.

Quais são os tipos de conteúdo com os quais o nosso público se identifica? Quais são as histórias que provavelmente mais os marcarão? Que mensagens eles provavelmente vão compartilhar? Quais são as palavras-chave que eles provavelmente procurarão? E com que pontos de dor eles estão a lutar hoje?

pesquisa de hábitos online do consumidor

Também é útil utilizar esta fase para entender o ajuste do utilizador ao canal.

Onde é que o nosso público está a gastar tempo online? Eles estão a ouvir podcasts ou a assistir a vídeos do YouTube? Utilizam o LinkedIn ou são membros de alguma comunidade profissional do Slack?

Toda esta pesquisa será o alicerce das próximas etapas e por isso mesmo, uma pesquisa mal efetuada nunca pode dar lugar a uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida.

2) CRIAR O CONTEÚDO QUE IDENTIFICAMOS COMO O MAIS AJUSTADO

É aqui que muitas marcas se concentram exclusivamente.

É aqui que muitas agências colocam toda a sua atenção e não perdem tempo a pensar nas etapas que vêm antes ou depois da criação.

O processo de criação é importante porque é a fase de produção dos frameworks base. Está aqui quando você está desenvolvendo a história, gravando o conteúdo, escrevendo o conteúdo ou projetando o conteúdo.

A chave?

Criar conteúdo que educa, envolve, entretém ou capacita a resolução de problemas / dores.

Educar educar educar!

Esse é o segredo para o sucesso do conteúdo.

3) DISTRIBUIR O NOSSO CONTEÚDO EM CANAIS ONDE A NOSSA AUDIÊNCIA ESTEJA

Quer estejamos a falando sobre a realização de campanhas de angariação de backlinks para ajudar a posicionar as páginas de destino ou sobre a distribuição de conteúdos através de redes sociais, uma boa estratégia de distribuição de conteúdo faz toda a diferença.

De certeza que alguns dos melhores conteúdos do mundo nunca serão consumidos pelas massas porque os seus criadores não os promoveram.

A distribuição de conteúdos é um processo enraizado em garantir que os canais nos quais se enquadra sejam capitalizados.

4) OTIMIZAR O CONTEÚDO

De tags de título a CTAs – o objetivo é otimizar o nosso conteúdo para ajudar a alcançar os resultados que procuramos.

Isso não se limita a SEO (otimização para motores de pesquisas) e CRO (otimização de taxas de conversão).

Os esforços de otimização também estão enraizados na ideia de simplesmente fazer o conteúdo antigo prosperar meses após ser publicado e isso é possível simplesmente por se readaptar o nosso artigo feito em 2018 para 2022, talvez acrescentando uma citação ou estatísticas relevantes à data.

É o ato de atualizar o conteúdo com novos dados e novos links.

A otimização mantém o conteúdo atualizado e relevante.

Combine estas quatro etapas de forma consistente e terá um mecanismo de conteúdo que funciona a um nível superior daquilo que maioria faz.

Vai poder ter:

  • Mais cobertura de media;
  • Mais tráfego orgânico;
  • Mais tráfego de referrals;
  • Mais backlinks;
  • Mais leads;

Faça tudo isto alinhado com um CRM adequado e terá mais oportunidades > vendas > revenue. Com menos peças de conteúdo, mais bem otimizadas!

Ganham os utilizadores, os clientes e os marketeers.

Fontes: pixabay.com, smartlinks.pt, contentmarketinginstitute