Enunciado da Dor:
Negócio: “Sei que o conteúdo e muito importante na minha estratégia de marketing, mas por muito que crie bom conteúdo, parece que não consigo ter tração suficiente. Neste momento, o que gasto em marketing de conteúdo é cada vez mais um custo e cada vez menos um investimento”.
Empresa de conteúdo: “O conteúdo que eu faço tem qualidade, é pensado e responde às necessidades do consumidor. Ainda assim, praticamente não tem visitas (não é descoberto) e tem pouca interação.”
Se é verdade que há empresas bem-sucedidas nesta disciplina de marketing, então porque é que nem todas as empresas conseguem alcançar o sucesso?
Porque lhes falta uma abordagem integrada e estratégica da disciplina do marketing de conteúdo.
Acontece que descobrimos recentemente uma metodologia PCDO que nos facilita e muito a adopção de estratégias de marketing de conteúdo eficientes, em qualquer vertical de atividade!
Os nossos parceiros da SmartLinks, verdadeiros génios do inbound marketing, utilizam esta metodologia.

Antes de explicar a metodologia PCDO, vamos à definição de marketing de conteúdo.
Definição de marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que assenta na entrega do conteúdo certo, à audiência certa, no momento certo.
Conteúdo esse, que tem de estar alinhado com os objetivos de negócio de quem o produz (a empresa) e esclarecer, entreter e/ou ajudar quem o consome (a audiência alvo).
Para apoiar os esforços de marketing de conteúdo das empresas com as quais trabalha, um dos nossos parceiros a SmartLinks, desenvolveu uma metodologia proprietária. A metodologia PCDO.
A metodologia PCDO
Uma metodologia esquematiza a abordagem e segmenta de forma entendível os passos a dar para se alcançar um determinado resultado, neste caso = alcançar resultados de negócio positivos e sustentáveis através de marketing de conteúdo.
A metodologia PCDO:
Pesquisar.
Criar.
Distribuir.
Otimizar.
A explicação da metodologia PCDO adaptada a uma estratégia de marketing de conteúdo
Se tivéssemos de quebrar o processo de marketing de conteúdo em partes, estas seriam as quatro etapas principais para uma estratégia de marketing de conteúdo de crescimento sustentado.
Acertar nestas quatro etapas permite-nos configurar uma estratégia bem-sucedida e de longo prazo, orientada a resultados.
1) PESQUISAR O TIPO DE CONTEÚDO QUE MAIS SE AJUSTA AO NOSSO UTILIZADOR
É neste estágio que se procura entender o ajuste do utilizador ao conteúdo. Entrar bem nos dados e perceber o tipo de experiência que lhes podemos proporcionar.
Quais são os tipos de conteúdo com os quais o nosso público se identifica? Quais são as histórias que provavelmente mais os marcarão? Que mensagens eles provavelmente vão compartilhar? Quais são as palavras-chave que eles provavelmente procurarão? E com que pontos de dor eles estão a lutar hoje?

Também é útil utilizar esta fase para entender o ajuste do utilizador ao canal.
Onde é que o nosso público está a gastar tempo online? Eles estão a ouvir podcasts ou a assistir a vídeos do YouTube? Utilizam o LinkedIn ou são membros de alguma comunidade profissional do Slack?
Toda esta pesquisa será o alicerce das próximas etapas e por isso mesmo, uma pesquisa mal efetuada nunca pode dar lugar a uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida.
2) CRIAR O CONTEÚDO QUE IDENTIFICAMOS COMO O MAIS AJUSTADO
É aqui que muitas marcas se concentram exclusivamente.
É aqui que muitas agências colocam toda a sua atenção e não perdem tempo a pensar nas etapas que vêm antes ou depois da criação.
O processo de criação é importante porque é a fase de produção dos frameworks base. Está aqui quando você está desenvolvendo a história, gravando o conteúdo, escrevendo o conteúdo ou projetando o conteúdo.
A chave?
Criar conteúdo que educa, envolve, entretém ou capacita a resolução de problemas / dores.

Esse é o segredo para o sucesso do conteúdo.
3) DISTRIBUIR O NOSSO CONTEÚDO EM CANAIS ONDE A NOSSA AUDIÊNCIA ESTEJA
Quer estejamos a falando sobre a realização de campanhas de angariação de backlinks para ajudar a posicionar as páginas de destino ou sobre a distribuição de conteúdos através de redes sociais, uma boa estratégia de distribuição de conteúdo faz toda a diferença.
De certeza que alguns dos melhores conteúdos do mundo nunca serão consumidos pelas massas porque os seus criadores não os promoveram.
A distribuição de conteúdos é um processo enraizado em garantir que os canais nos quais se enquadra sejam capitalizados.
4) OTIMIZAR O CONTEÚDO
De tags de título a CTAs – o objetivo é otimizar o nosso conteúdo para ajudar a alcançar os resultados que procuramos.
Isso não se limita a SEO (otimização para motores de pesquisas) e CRO (otimização de taxas de conversão).
Os esforços de otimização também estão enraizados na ideia de simplesmente fazer o conteúdo antigo prosperar meses após ser publicado e isso é possível simplesmente por se readaptar o nosso artigo feito em 2018 para 2022, talvez acrescentando uma citação ou estatísticas relevantes à data.
É o ato de atualizar o conteúdo com novos dados e novos links.
A otimização mantém o conteúdo atualizado e relevante.
Combine estas quatro etapas de forma consistente e terá um mecanismo de conteúdo que funciona a um nível superior daquilo que maioria faz.
Vai poder ter:
- Mais cobertura de media;
- Mais tráfego orgânico;
- Mais tráfego de referrals;
- Mais backlinks;
- Mais leads;
Faça tudo isto alinhado com um CRM adequado e terá mais oportunidades > vendas > revenue. Com menos peças de conteúdo, mais bem otimizadas!
Ganham os utilizadores, os clientes e os marketeers.
Fontes: pixabay.com, smartlinks.pt, contentmarketinginstitute