Datificação o que é e qual a importância para as PMEs

Datificação

Datificação (em inglês Datafication) é o processo de conversão de dados num formato que pode ser facilmente analisado e processado por computadores.

Inclui a recolha, armazenamento e organização de dados de forma a facilitar a obtenção de insights e tirar conclusões sobre eles.

A datificação pode ter como objeto qualquer tipo de interação da qual seja possível obter dados, aconteça essa interação num ambiente físico ou digital.

Desde o início da história da humanidade sempre existiu uma grande capacidade de recolha de dados.

Com o aumento da capacidade de armazenamento – para referência um Amazon Kindle de 8Gb pode conter cerca de 1500 livros – e principalmente da capacidade de processamento de dados, tem havido um maior foco na datificação com o objetivo de não apenas recolher e armazenar dados mas principalmente de extrair desses dados informações valiosas e acionáveis.

amazon kindle 8Gb

Vantagens da Datificação

Facilmente compreendemos os benefícios da datificação:

Uma melhor análise de dados pode permitir a tomada de melhores decisões baseadas em dados.

Com uma eficiente análise de dados, mesmo as PMEs (tradicionalmente menos abertas a tecnologia) podem entender melhor os seus clientes, as suas operações e o mercado onde operam, obtendo maiores lucros por aumento de receita e/ou diminuição de custos.

3 exemplos do uso de datificação nos negócios

  1. Uma loja de retalho de comércio eletrónico pode usar datificação para analisar os dados de compra dos seus clientes, identificar tendências e fazer recomendações de novos produtos ou simplesmente prever um aumento da procura de um determinado produto, fazer aumentar o seu preço ou reabastecer os seus stocks.
  • Uma fábrica pode utilizar a dataficação para otimizar os processos de produção, incluindo analisar dados sobre o desempenho das suas máquinas e eventuais necessidades de manutenção. Também é possível receber alertas sobre o aumento dos custos de matérias primas e fazer refletir esse aumento no preço de venda dos produtos.
  • Uma empresa de serviços pode usar datificação para analisar o feedback do cliente, ou tempo médio das entregas por região e assim, implementar melhorias na sua oferta de serviços.

Datificação e análises preditivas

Através da datificação, é possível enriquecer dados próprios e cruzá-los com dados externos fazendo análises preditivas, i.e. que se focam em cenários de acontecimentos futuros, sobre procura, oferta, tendências de mercado ou de forecasting .

Dessa forma as PMEs podem obter uma vantagem competitiva e tomar decisões mais informadas sobre onde alocar os seus recursos.

No geral, a dataficação é uma ferramenta importante para PMEs que queiram tomar melhores decisões, melhorar a eficiência e ficar à frente da concorrência.

Como usar a dataficação para melhorar o marketing, vendas e operações das PMEs?

Há muitas maneiras através das quais as PMEs podem usar a dataficação para melhorar o seu marketing, vendas e até operações.

Aqui estão alguns exemplos:

Marketing:

Pode usar-se a dataficação para analisar dados de clientes e segmentar audiências em grupos específicos, recorrendo a um CRM.

Isso pode ajudar a criar campanhas de marketing mais direcionadas, com comunicações mais direcionadas que aumentam a probabilidade de sucesso.

Também se pode usar datificação para acompanhar (rastrear) a eficácia dos esforços de marketing e fazer ajustes conforme necessário.

Vendas:

A datificação pode ajudar as PMEs a identificar tendências e padrões de vendas, o que pode permitir melhor adaptar as suas estratégias de vendas.

Por exemplo, identificar os horários do dia ou da semana, ou condições atmosféricas ou outros critérios em que os seus produtos ou serviços têm uma maior probabilidade de serem vendidos e até mesmo vendidos a um valor mais elevado.

Por exemplo, a Uber utiliza este tipo de análise de dados para modificar os seus preços de acordo com picos de procura, hora do dia, proximidade do condutor ou até mesmo pelas condições atmosféricas (quanto mais chove, mais cara é a viagem 😊 )

pessoas a fugir da chuva
Chama um Uber!!!

Operações e suporte a cliente:

A datificação ajuda a otimizar as operações e suporte ao cliente, identificando ineficiências e áreas de melhoria.

Por exemplo, é possível utilizar ferramentas que analisam dados como tempo de resposta a clientes, grau de satisfação, produtividade de funcionários, gestão de stocks ou eficiência da cadeia de fornecimento.

Caso prático de como uma cadeia de restaurantes com sistema avançado de datificação e analytics pode aumentar a rentabilidade:

O que acha de poder acompanhar o valor médio de compra por cliente, os pratos mais populares, as mesas mais populares e muito mais através dos dados disponíveis no POS do restaurante?

Ou identificar quais os ingredientes extra mais requisitados nas suas pizzas e massas feitas em medida, subindo ligeiramente (uns cêntimos) os seus preços?

Este tipo de dados, entregues em tempo útil podem permitir-lhe tomar melhores decisões sobre a utilização de recursos humanos, elaboração de menu e até dos preços a praticar.

Já existem sistemas avançados de reservas para restauração que incluem um sistema de automação que aciona tarefas a ser executadas em piloto automático com base num conjunto personalizado de critérios, como a marcação automática de clientes com base no seu número de visitas, ou na quantidade de gastos etc.

Análises operacionais que antes requeriam pessoas formadas e dedicadas podem agora ser automatizadas e alinhadas com diferentes critérios de negócio:

  • Identificar a entrada de um cliente habitual com elevado valor médio de compra, permitindo um acompanhamento mais personalizado devido ao acesso às suas preferências de consumo;
  • Avaliar métricas de vendas, como receita por hora, dia, funcionário, mesa e até prato;  
  • Identificar e resolver problemas de RH;
  • Alertas que informam sobre quebras de receita, ou stock.

Tudo é possível desde que se aceda e analise os dados corretos em tempo útil.

No presente e no futuro, restaurantes verdadeiramente digitalizados estão a utilizar soluções analíticas para uma variedade de casos de uso que aumentam a rentabilidade final, incluindo:

  • Melhoria do perfil de cliente;
  • Melhoria das operações;
  • Otimização de turnover de mesas;
  • Previsão de vendas e compras;
  • Valor vitalício e tendências de clientes recorrentes.

De forma resumida

A dataficação já é usada em larga escala especialmente em grandes empresas, mas pode também ser uma ferramenta poderosa para as PMEs melhorarem as suas operações.

Ao permitir a recolha e análise de dados em escala, muitas vezes com ajuda de inteligência artificial, é possível entender e servir melhor os nossos clientes, o que por sua vez se reflete na capacidade de retenção e na rentabilidade geral da empresa.