DNVB – o que é?

modelo DNVB

DNVB é um acrónimo para Digital Native Vertical Brands, que são marcas digitais criadas especificamente para operar online e que, geralmente, produzem e vendem seus próprios produtos.

Essas marcas geralmente adotam uma abordagem verticalizada, ou seja, controlam todo o processo de produção, desde a conceção até a distribuição.

O seu principal meio de interacção, transacção, e narração de histórias aos consumidores é através da web. A marca vertical nativa digital (DNVB), nasce na Internet.

As DNVBs são conhecidas por ter uma forte presença digital, com foco em e-commerce e redes sociais para alcançar e se comunicar com os seus clientes.

Geralmente possuem uma abordagem muito cuidadosa e personalizada no relacionamento com os seus clientes, utilizando dados e tecnologias para entender e atender as necessidades de cada um individualmente.

É dirigida diretamente aos Millennials e aos nativos digitais. Não tem de se adaptar ao futuro, é o futuro. Não precisa de conseguir clientes mais jovens. Começa com clientes mais jovens.

Exemplos de DNVBs de origem portuguesa

Abaixo estão alguns exemplos de DNVBs portuguesas:

  1. Enoport: marca de vinhos portugueses que controla todo o processo de produção, desde a vinha até a garrafa, e que vende os seus produtos exclusivamente online.
  2. Koala Rest: marca portuguesa de colchões que vende não apenas colchões, mas também almofadas e roupa de cama. Marca 100% portuguesa e sem intermediários, para lhe proporcionar qualidade a um preço mais justo.

Essas são apenas algumas das várias DNVBs portuguesas que estão ganhando destaque no mercado.

Acredita-se que o modelo de negócios das DNVBs continuará a crescer em popularidade à medida que mais consumidores se tornem adeptos das compras online e busquem marcas que ofereçam uma experiência personalizada e autêntica.

Fontes:

https://dunn.medium.com

Home Olist Maio 2022 [pós deploy]