A empresa de mobiliário “Empresa de Mobiliário X” é uma empresa com uma longa história no mercado, tendo sido fundada há mais de 50 anos. Começou como uma carpintaria e através de investimentos estratégicos em maquinaria robotizada (CNC machining) e uma gestão profissional, especializou-se nos últimos anos na produção de mobiliário modular de alta qualidade e detalhe.
No entanto, a empresa tem enfrentado alguns desafios na sua comunicação interna, ações de vendas e marketing e gestão de inventário o que a impediu de crescer ao ritmo desejado.
A Digital Partners foi contratada para ajudar a empresa a melhorar nessas áreas.
Objetivos:
O objetivo principal da empresa é melhorar a sua eficiência operacional e aumentar as suas vendas. Para alcançar esses objetivos, a Digital Partners propôs as seguintes metas:
- Melhorar a comunicação interna para aumentar a eficiência dos funcionários e reduzir erros;
- Melhorar as ações de vendas e marketing para aumentar a conscientização da marca e impulsionar as vendas;
- Utilizar predictive e prescriptive analytics para gestão e otimização de inventários, forecasting e vendas.
Estratégia utilizada para melhorar rentabilidade da empresa mobiliária:
Para alcançar estes objetivos, a Digital Partners desenvolveu uma estratégia detalhada que envolveu a implementação de um sistema de gestão de inventário com predictive e prescriptive analytics, um sistema de comunicação interna, assente num único CRM de Vendas centralizado e um plano de marketing abrangente.
O sistema de gestão de inventário com predictive e prescriptive analytics foi desenvolvido para permitir que a empresa gira o seu inventário de forma mais eficiente, reduzindo ou aumentando o stock de acordo com padrões de comportamento do mercado, pipeline de vendas, otimização de máquinas, tempo de inatividade e por conseguinte maximizando receitas e melhorando a satisfação do cliente interno e externo.
Através da análise preditiva e prescritiva, a empresa pode prever a demanda futura de produtos e otimizar os níveis de estoque, bem como realizar previsões de vendas precisas e melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento.
O sistema de comunicação interna foi desenvolvido para melhorar a comunicação entre os funcionários, reduzindo erros e aumentando a eficiência.
O plano de marketing omnicanal 360 incluiu uma estratégia de social media, publicidade online e offline e relações públicas para aumentar o awareness da marca e impulsionar as vendas.
Resultados alcançados:
A implementação dessas estratégias permitiu que a empresa “Empresa de Mobiliário X” alcançasse os objetivos definidos pela Digital Partners.
A comunicação interna melhorada permitiu que os funcionários trabalhassem de forma mais eficiente, reduzindo erros e melhorando a qualidade do trabalho.
O sistema de gestão de inventário com predictive e prescriptive analytics reduziu o tempo de inatividade e melhorou a satisfação do cliente, ao mesmo tempo que permitiu que a empresa tomasse decisões de negócios mais informadas com base em dados precisos de previsão e gestão de inventário.
O plano de marketing abrangente aumentou a conscientização da marca e impulsionou as vendas, aumentando a receita da empresa.
Conclusão:
Independentemente do sector de atividade ou indústria em que atue, melhorar a sua comunicação interna, em conjunto com ações de vendas e marketing e gestão de inventário permite um esforço sincronizado que se soma e produz bons resultados!
Indústrias que gerem largos stocks e/ou que fazem produção em escala tem muito a beneficiar de uma estratégia de business intelligenceBusiness Intelligence, também conhecido como BI ou Inteligência de Negócios utiliza software e serviços para transformar dados em análises acionáveis que informam e suportam a tomada de decisões de negócios, estratégicas e táticas, de uma organização. que capacite a gestão da empresa a tomar decisões de negócios mais informadas e alcançar sucesso a longo prazo.
Na Digital Partners continuamos a trabalhar com as empresas para garantir que encontramos as estratégias necessárias para aumentar a competitividade e lucratividade no mercado.