A segurança online dos bancos fez um enorme progresso nos últimos anos, protegendo os titulares das contas e os bancos com uma variedade de métodos de identificação e software antifraude.
No entanto, alguns tipos de golpes perpetrados por hackers bancários podem contornar essas medidas de proteção, enganando-nos a fornecer informações ou até mesmo o acesso direto às nossas contas.
É isso que torna os golpes bancários tão perigosos. Eles infiltram-se por descuido do utilizador e enganam-nos para que lhes facilitemos o trabalho por eles.
2022 já viu vários desses casos, com um aumento particular de crimes financeiros de alto perfil em vários países.
A Comissão Federal de Comércio dos EUA também relatou um aumento significativo de crimes cibernéticos durante as restrições causadas pela COVID-19.
Então o que podemos fazer sobre isso?
Como em muitas coisas, a primeira e mais forte defesa sempre será a educação.
Aprender a identificar fraudes bancárias em toda a sua versatilidade e criatividade já nos dá uma vantagem que os criminosos cibernéticos não estão à espera.

Vamos ajudá-lo a começar a identificar golpes bancários.
Abordaremos os principais golpes bancários de hoje, como eles acontecem e o que pode fazer se lhe acontecer a si.
Os golpes bancários explicados de forma simples
Os golpistas acedem à sua conta obtendo os seus detalhes de login. Geralmente isto acontece porque o golpista (hacker) provoca o pânico talvez informando por e-mail que a sua conta foi hackeada e, em seguida, oferece-se para resolver a situação e na verdade, hackear a sua conta.
Nos golpes de pagamento em excesso os golpistas enviam dinheiro extra para pagar um item e depois solicitam um reembolso, e nos golpes de débito automático, os golpistas induzem-nos a configurar um débito automático talvez fazendo-se passar por uma entidade de confiança como a EDP ou a Vodafone.
Os golpes de saque de cheques falsos podem acontecer pessoalmente ou online, e os impostores podem utilizar cartões de identificação forjada para intimidás-lo a fornecer detalhes bancários.
Os golpes de caridade apelam para a emoção, enquanto os golpes de empréstimos online criam empresas de empréstimo falsas.
Os golpes de prêmios e loterias geralmente atacam os idosos com prêmios e recompensas prometidos mas que depois não existem.
Se for vítima de um golpe, entre em contato com o seu banco para congelar as suas contas, qualquer agência de dívidas para verificar se é um golpe de longo prazo e a polícia para denunciar os golpistas.
Como é que um golpista podem conseguir aceder à sua conta bancária?
Infelizmente, os golpistas têm vários truques na manga para aceder às suas contas. Analisaremos isso em detalhes abaixo, mas as formas mais comuns de fazer isso são com a própria comunicação.
Podem enviar às vítimas em potencial um texto sms, e-mail ou outro meio de comunicação online.
Muitas vezes os cidadãos de meia idade ou de idade mais avançada são as vítimas preferenciais pela sua menor capacidade de entendimento do mundo online.

Estas mensagens expressam uma variedade de preocupações destinadas a alertá-lo para tomar uma ação:
- Uma mensagem do seu banco alegando tentativas incomuns de login na sua conta;
- E-mails de spam a solicitar códigos de login para a sua conta;
- Representantes bancários falsos que solicitam os seus detalhes de login através de uma ligação telefônica;
- A chave para estas mensagens e pontos de contato é sempre induzi-lo a fornecer informações confidenciais por meio do medo.
Como acontecem os golpes bancários?
Esse método de apelar para o medo no consumidor é muito eficaz porque agimos irracionalmente quando estamos com medo.
Depois de ver a notificação alarmante de que a sua conta já foi invadida ou violada, ou que várias tentativas foram feitas e serão feitas novamente, você pode ser solicitado a responder rapidamente sem olhar bem para o e-mail e o seu remetente.
O golpista tentará capitalizar a sua resposta de pânico, fornecendo imediatamente uma solução – eles provavelmente vão oferecer-se para ajudá-lo a se proteger contra essas tentativas de invasão forjadas.
Este método é projetado para aumentar a confiança entre si e o hacker, além de ser o primeiro ponto de contato que você testemunha em relação a esta nova violação de segurança.
Qualquer coisa que fizer a mando desse golpista provavelmente vai leva-lo além do ponto sem retorno. Depois de obter as informações de que precisam, eles podem fazer o que quiserem com a sua conta.
Alguns do golpes bancários mais comuns em Portugal
- Golpes de pagamento indevido
- Golpes de débito automático
- Golpes com pagamento por MBWay
- Golpes falsos de desconto de cheques
- Golpes de pessoas que se fazem passar por agentes do governo
- Golpes de falsa caridade
- Golpes de empréstimos online
- Golpes de prêmios e de lotarias
Em tudo o que dissemos acima, o mais importante é atenção ao detalhe e não entrar em pânico.
Ligue diretamente para o seu banco, fale com o seu gestor de conta e tente perceber o que se está a passar.