Mercado Digital em Portugal- O Que É e Como Está a Funcionar?

Mercado Digital em Portugal – O Que É e Como Está a Funcionar?

O mercado ou economia digital em Portugal refere-se a todas as atividades de compras, vendas e trocas que acontecem através da internet, ou pelo menos utilizando a internet em alguma etapa.

Este mercado digital está atualmente presente em todos os setores e indústrias da sociedade portuguesa e afeta a todos.

O mercado digital em Portugal representou em 2019 cerca de 6% do PIB português, equivalente a 13 mil milhões de euros e registou um crescimento médio anual de 7%, o que o levou a ser considerado um dos maiores mercados digitais da Europa, crescendo ainda mais quando comparado com outros países.

2 factores que contribuíram para o aumento exponencial da economia digital portuguesa

1 – Portugal é uma das economias mais competitivas (no binómio preço vs qualidade) da Europa e o mercado e a economia digital funcionam através do que pode ser melhor descrito como exportações digitais, i.e. quando os serviços digitais e a logística da cadeia de fornecimento são exportados de um país para outro.

2 – A pandemia do Covid19 veio acelerar, muito, a adoção digital e por consequência a própria economia digital. Em 2020, o número de utilizadores de internet aumento +3% vs período homólogo, contrariando uma tendência de estabilidade sentida nos últimos anos.

Um fenómeno muito interessante durante a pandemia foi o do live streaming social shopping, onde muitos negócios impossibilitados de vender fisicamente os seus produtos, passaram a usar as redes sociais para o fazer.

Aumento do número de pessoas que utiliza o comércio eletrónico

2020 correspondeu ao maior aumento desde 2002, do número de pessoas que utiliza comércio eletrónico em Portugal, com 44,5% das pessoas dos 16 aos 74 ano a fazerem compras online.

Fonte: Portal INE

Este aumento corresponde a mais 7 p.p. que em 2019!

“A pandemia veio mostrar a importância da transformação digital das empresas”,

– João Vieira Lopes, Presidente da CCP (Confederação de Comércios e Serviços de Portugal)

Com base nestes fatores, as previsões de melhoria da economia digital portuguesa são muito otimistas.

Neste mercado digital já anteriormente víamos exemplos de plataformas de viagem digitais, como a Booking.com, a Airbnb.com e outras, espaços de trabalho digitais para teletrabalho, entretenimento digital e empresas de meios de comunicação digitais que fornecem serviços auxiliares nos seus respetivos sectores.

Este mercado digital está a crescer a ritmos elevados, acompanhando as próprias exportações de serviços digitais que estão a crescer anualmente a taxas acima dos 2%.

Portugal, enquanto mercado digital, já é conhecido por ter a melhor infraestrutura digital da Europa, sendo o país europeu com a melhor banda larga desde 2014, as plataformas de trabalho digitais estão a tornar-se cada vez mais comuns através de empresas de desenvolvimento de software digital que fornecem soluções tecnológicas às empresas digitais.

O mercado digital também está a crescer na transformação digital da economia portuguesa, com empresas de tecnologia digital a começarem a adaptar os seus serviços aos clientes finais.

Deixamos este interessante vídeo do Digital Daily News com a participação do Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI.

Fontes do artigo:

Expresso.pt

Speedtest.net

Apdc.pt