Microsoft Clarity: é mesmo um bom software de análise de experiência do utilizador?

O Microsoft Clarity é uma ferramenta que criada pela Microsoft para ajudar as empresas a compreender e melhorar a experiência dos seus clientes.

O Clarity é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que captura a forma como pessoas reais usam o seu website. A configuração é fácil e vai começar a obter dados em minutos.”

Microsoft

Mapa de Calor gerado pelo Microsoft Clarity. Fonte: https://clarity.microsoft.com/

O objetivo deste software é fornecer insights e feedback aos donos dos websites de modo que eles possam melhorar a usabilidade e interação dos seus websites, com objetivo de aumentar o grau de satisfação e de lealdade dos clientes.

Como usar o Microsoft Clarity?

Há muitas formas diferentes de as empresas poderem utilizar o Microsoft Clarity, incluindo para obter dados de UX/UI para a conceção de websites mais envolventes, desenvolvimento de produtos mais atrativos e campanhas de marketing mais eficientes.

Os mapas de calor instantâneos e as gravações de sessões de utilizador, ligadas a segmentos do Google Analytics são hiper relevantes, mas deixamos abaixo as razões pelo qual deve experimentar o Clarity:

Melhorar o design de websites com dados reais de utilizadores

O Microsoft Clarity fornece informações reais sobre como os clientes interagem com um website, o que procuram e o que acham difícil de utilizar como um botão, banner ou call-to-action.

Estas informações devem ser utilizadas para fazer alterações no design do website, o que por sua vez irá melhorar a experiência do cliente.

Desenvolver melhores produtos digitais

Outra forma de utilizar o Microsoft Clarity é melhorar o desenvolvimento de produto.

A ferramenta pode fornecer feedback sobre os produtos, incluindo a forma como os clientes os utilizam e o que pensam sobre eles. Esta informação pode ser utilizada para fazer alterações aos produtos antes de estes serem lançados, o que pode melhorar a satisfação e lealdade dos clientes relativamente à marca.

Melhorar campanhas de marketing

A Microsoft Clarity também pode ser utilizada para melhorar as suas campanhas de marketing e de performance.

A ferramenta disponibiliza informações sobre a forma como os clientes respondem às campanhas de marketing, como o tráfego se comporta e aquilo em que demonstra interesse i.e. aquilo que consideram valioso.

Esta informação pode ser utilizada para fazer alterações às campanhas de marketing que vão melhorar a experiência do cliente e trazer mais conversões e maior engagement.

Integração com o Google Analytics

Com a integração nativa entre o Clarity e o Analytics é possível assista a gravações para os segmentos do Google Analytics.


A configuração também é bastante fácil e feita com apenas alguns cliques, sendo possível importar automaticamente segmentos e filtrar também!

Deixamos o melhor para o fim: o Clarity é grátis para sempre!

É verdade, ouviu bem! O Microsoft Clarity é gratuito e isso é independente do número de sessões, de page views ou do tipo de utilização.

Na realidade, aqui estão os níveis de utilização incluídos na versão grátis:

  • Membros de equipa ilimitados;
  • Mapas de calor ilimitados;
  • Tráfego ilimitado;
  • Websites trackeados também ilimitados.

Pergunta para queijinho: então se é tudo grátis, de que forma ganha a Microsoft?

Dados! Como em tudo, a questão aqui são os dados (anonimizados) que a Microsoft recolhe.

É verdade que a Microsoft indica que não os pretende partilhar com 3as entidades (pelo menos para já), mas com certeza que utiliza os dados recolhidos para analisar padrões de comportamento de utilizadores em grandes quantidades.

Estes dados servem para imensos propósitos, como melhorar sistemas de machine learning, aprimorar CRMs de vendas e marketing, automações e muito mais – tudo em escala!