Redes Sociais mais usadas em Portugal – 2022

Num mundo em constante mudança, é difícil saber quais as redes sociais que são mais populares. É por isso que criámos este artigo – para lhe dar uma imagem das redes sociais mais utilizadas em Portugal em 2022. Continue a ler para saber mais!

Estes são os principais dados retirados da Statista e da Datareportal:

Utilizadores de internet vs utilizadores de redes sociais em Portugal

Existiam 8,63 Milhões de utilizadores de internet em Portugal, em janeiro de 2022 o que corresponde a 85% da população total. Há mais 2,9% de utilizadores de internet vs 2021.

Desses, 98.49% dos utilizadores i.e. 8,50 Milhões de pessoas utilizam redes sociais. Isto significa que 83,7% da população portuguesa utiliza alguma forma de rede social. Há mais 9,0% de utilizadores de redes sociais vs 2021.

Dados de utilizadores portugueses de redes sociais em milhões, de 2014 a 2022
Dados de utilizadores portugueses de redes sociais em milhões, de 2014 a 2022.
Fonte: Datareportal.com

Estes números e em particular estes aumentos (+70% de utilizadores de 2014 para 2022) mostram bem a importância e impacto social e cultural das redes sociais em Portugal!

Ranking de 2022 das redes sociais em Portugal, por utilizadores

Sabe qual é a rede social mais utilizada em Portugal? E a que está a crescer mais rapidamente? Veja abaixo:

TOP 10 Redes sociais mais utilizadas em 2022 (Fevereiro) pelos portugueses

  1. WHATSAPP – com 89% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  2. FACEBOOK – com 86,3% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  3. INSTAGRAM – com 78,9% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  4. FACEBOOK MESSENGER – com 75,7% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  5. PINTEREST – com 40,4% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  6. TIKTOK – com 39,8% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  7. LINKEDIN – com 34,2% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  8. TWITTER – com 31,6% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  9. TELEGRAM – com 26,0% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
  10. SKYPE – com 21,0% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;

O dominador claro das redes sociais aqui é o Facebook (META), que domina as 4 primeiras posições do nosso TOP 10.

meta facebook novo logotipo
Em 2022, o grupo Meta / Facebook continua a dominar as redes sociais em Portugal

O próprio Facebook alcança 5,9 Milhões de portugueses, com um alcance potencial de 65,7% da população com mais de 13 anos, fazendo-o de longe a rede social com mais potencial de impacto em Portugal.

Principais razões pelas quais os portugueses usam redes sociais

  1. Manter-se em contacto com família e amigos – 65,5%
  2. Ocupar tempo disponível – 55,6%
  3. Ler notícias – 50,5%
  4. Procurar coisas para fazer ou comprar – 37,8%
  5. Procurar conteúdo – 35,2%
  6. Ver sobre o que “se fala” i.e. saber novidades – 31,3%
  7. Fazer novos contatos – 29,8%
  8. Partilha de opiniões – 28,6%
  9. Procurar produtos para comprar – 28,0%
  10. Encontrar pessoas da mesma mentalidade – 26,3%
  11. Encontrar conteúdo de marcas – 25,8%
  12. Celebridades e influenciadores – 21,7%
  13. Postar sobre a sua própria vida – 21,7%
  14. Seguir informação sobre desportos – 20,0%
  15. Ver transmissões ao vivo – 19,5%

Estes estudos indicam que as redes sociais continuam a ter um impacto enorme na sociedade portuguesa, sendo um dos nossos principais veículos de informação (ou desinformação).