Num mundo em constante mudança, é difícil saber quais as redes sociais que são mais populares. É por isso que criámos este artigo – para lhe dar uma imagem das redes sociais mais utilizadas em Portugal em 2022. Continue a ler para saber mais!
Estes são os principais dados retirados da Statista e da Datareportal:
Utilizadores de internet vs utilizadores de redes sociais em Portugal
Existiam 8,63 Milhões de utilizadores de internet em Portugal, em janeiro de 2022 o que corresponde a 85% da população total. Há mais 2,9% de utilizadores de internet vs 2021.
Desses, 98.49% dos utilizadores i.e. 8,50 Milhões de pessoas utilizam redes sociais. Isto significa que 83,7% da população portuguesa utiliza alguma forma de rede social. Há mais 9,0% de utilizadores de redes sociais vs 2021.

Fonte: Datareportal.com
Estes números e em particular estes aumentos (+70% de utilizadores de 2014 para 2022) mostram bem a importância e impacto social e cultural das redes sociais em Portugal!
Ranking de 2022 das redes sociais em Portugal, por utilizadores
Sabe qual é a rede social mais utilizada em Portugal? E a que está a crescer mais rapidamente? Veja abaixo:
TOP 10 Redes sociais mais utilizadas em 2022 (Fevereiro) pelos portugueses
- WHATSAPP – com 89% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- FACEBOOK – com 86,3% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- INSTAGRAM – com 78,9% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- FACEBOOK MESSENGER – com 75,7% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- PINTEREST – com 40,4% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- TIKTOK – com 39,8% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- LINKEDIN – com 34,2% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- TWITTER – com 31,6% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- TELEGRAM – com 26,0% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
- SKYPE – com 21,0% de utilizadores dos 16-64 anos a reportar uso mensal da rede social;
O dominador claro das redes sociais aqui é o Facebook (META), que domina as 4 primeiras posições do nosso TOP 10.

O próprio Facebook alcança 5,9 Milhões de portugueses, com um alcance potencial de 65,7% da população com mais de 13 anos, fazendo-o de longe a rede social com mais potencial de impacto em Portugal.
Principais razões pelas quais os portugueses usam redes sociais
- Manter-se em contacto com família e amigos – 65,5%
- Ocupar tempo disponível – 55,6%
- Ler notícias – 50,5%
- Procurar coisas para fazer ou comprar – 37,8%
- Procurar conteúdo – 35,2%
- Ver sobre o que “se fala” i.e. saber novidades – 31,3%
- Fazer novos contatos – 29,8%
- Partilha de opiniões – 28,6%
- Procurar produtos para comprar – 28,0%
- Encontrar pessoas da mesma mentalidade – 26,3%
- Encontrar conteúdo de marcas – 25,8%
- Celebridades e influenciadores – 21,7%
- Postar sobre a sua própria vida – 21,7%
- Seguir informação sobre desportos – 20,0%
- Ver transmissões ao vivo – 19,5%