Como utilizar um CRM de vendas: Dicas para Personalização, Automatização e Escala

Dicas de Personalização, Automatização e Escala para CRMs de Vendas

Um CRM de vendas pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a sua equipa de vendas a aumentar a sua produtividade e a fechar mais negócios.

No entanto, é importante compreender como utilizar um CRM de vendas da forma mais eficaz possível para o seu negócio.

Neste post do blog, discutiremos algumas dicas de personalização, automatização e escala que o ajudarão a tirar o máximo partido do seu CRM de vendas. Obrigado por ler!

Avalie as necessidades da sua equipa de vendas

Ao escolher e personalizar o seu CRM de vendas, é importante primeiro considerar as necessidades específicas da sua equipa de vendas.

Algumas perguntas que podem ajudar:

  • Que tipo de informações é necessário validar antes de escolher o CRM ideal?
  • Que processos necessitam de automatizar?
  • Quantas pessoas vão utilizar o CRM e de que forma?
  • Que sistemas necessitará de integrar com o CRM de vendas?

Existem muitos CRMs de vendas no mercado, dos quais destacamos a Hubspot, Pipedrive, Salesforce e Freshworks.

Estes CRMs são claramente o topo de gama do mercado e todos eles (apesar de diferentes características) tem objetivos comuns: tornar a sua equipa de vendas mais eficiente e bem sucedida!

Ao adaptar o CRM às necessidades específicas da sua equipa, pode assegurar-se de que eles serão capazes de o utilizar eficazmente e ver os resultados – ergo. adoção tecnológica.

Esta adoção tecnológica é crítica para o sucesso do seu projeto de CRM de vendas.

Processos de automatização de vendas com CRM

A automatização é outro dos elementos-chave para a utilização eficaz de um CRM de vendas, além de ser um objetivo que faz todo o sentido para que possa rentabilizar a sua equipa comercial onde eles realmente são importantes, a influenciar positivamente os clientes.

Por automatizar tarefas repetitivas, liberta tempo para que a sua equipa de vendas se concentre em atividades de mais alto nível.

Um CRM não vai tomar um café ou almoçar com o seu cliente e dificilmente poderá falar sobre assuntos que criam rapport.

Exemplos de automatizações interessantes via CRM de vendas

  • Configurar lembretes automáticos para chamadas ou e-mails de seguimento.
  • Criar modelos para respostas mais comuns.
  • Acompanhar interações com os clientes e os níveis de atividade, de modo identificar tendências e áreas a melhorar.

A importância de dimensionar corretamente o CRM

Finalmente, é importante pensar em como pode dimensionar o seu CRM de vendas à medida que o seu negócio cresce.

As suas campanhas de marketing estão a funcionar bem.

A sua equipa vende mais e expande-se, terá de adicionar mais utilizadores ao seu sistema de CRM e certificar-se de que todos têm acesso à informação de que necessitam.

Poderá também precisar de aumentar a quantidade de dados que está a seguir, ou a adicionar novas funcionalidades e características novas para apoiar o seu negócio em crescimento.

Ao planear o crescimento com antecedência poderá evitar interrupções no caminho, por isso escolha um CRM com capacidade de acompanhar o seu negócio, escalando e melhorando as suas capacidades à medida que a necessidade surge.

Hubspot Sales: a nossa sugestão de CRM de Vendas

A nossa escolha de crm de vendas recai na Hubspot e especificamente no seu SalesHub, o CRM de vendas escalável da Hubspot.  

Porquê? Abaixo deixamos 10 razões para esta escolha:

  1. Manter conversas inteligentes, com modelos de email personalizados e tracking de ações dos utilizadores;
  2. Serviço automatizado ao cliente, com bots conversacionais pré-programados;
  3. Gestão e tracking de documentos de vendas, com biblioteca de propostas e apresentações;
  4. Agendamento online automatizado de reuniões, com sincronismo de agenda;
  5. Chat ao vivo, para suporte personalizado, em páginas específicas como página de produto e pricing;
  6. Gestão de pipelines de vendas e orçamentos enviados;
  7. Relatórios personalizados de vendas;
  8. Manuais de gestão de vendas (playbooks), para otimizar o processo de vendas;
  9. ABM – Account Based Marketing – abordagem de vendas hipersegmentada, apontada a empresas alvo e não ao mercado genérico;
  10. App móvel CRM – para que os seus comerciais estejam sempre em cima do acontecimento. Em qualquer lado.
  11. BÓNUS – escalabilidade, com o SalesHub a iniciar na versão Free, passando pela Starter e Professional, até terminar na versão topo de gama Enterprise;

Estas são apenas 10 + 1 razões válidas para escolher a Hubspot Sales. De certeza que encontrará muitas mais!

Até à próxima!