Voice bots: o que são e como usá-los?

Voice bots são por vezes também chamados de voice chatbots.

Um voice bot é um programa de computador que pode reconhecer e responder a comandos de voz humanos.

Existem várias aplicações possíveis, mas as mais comuns são geralmente associadas a serviço ao cliente, muitas vezes como triagem antes da passagem a um call center.

Também podem ser usados ​​para outros fins, como ações de marketing ou entrada de dados.

Neste post, abordamos os fundamentos dos voice bots e como a sua empresa pode utilizá-los para melhorar os seus negócios.

Também daremos alguns exemplos de voicebots convencionais com os quais talvez esteja mais familiarizado.

Alexa Voicebot

Um dos voicebots mais populares do mundo é a Alexa da Amazon.

A Alexa é um robô de voz que responde a comandos vocais e pode executar váriadas tarefas:

  • como tocar música,
  • definir alarmes,
  • adicionar produtos a uma lista de compras,
  • suporte a clientes,
  • responder a vários tipos de perguntas,
  • muito mais…

A Alexa é usada principalmente em ambiente residencial casa, mas também já começa a ser utilizado em empresas como hotéis e restaurantes, para executar pedidos simples ou atender de forma personalizada quando não existe um humano por perto.

Estas funções mais desenvolvidas chama-se IA de Conversação, i.e. inteligência artificial aplicada a funções de conversação.

Dicas para usar a Alexa sem gastar dinheiro

Google Assistant Voicebot

Outro bot de voz com o qual pode estar familiarizado é o Google Assistant.

O Google Assistant é semelhante ao Alexa, porque de forma similar responde a comandos de voz e pode executar várias tarefas.

No entanto, uma das principais diferenças entre o Google Assistant e o Alexa é que o Google Assistant também pode ser usado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Isso torna o Google Assistant mais versátil que o Alexa, pois pode ser usado em mais lugares.

Sissie Hsiao, VP da Google, fala sobre o Google Assistant

É possível ligar o Assistant a vários dispositivos e criar uma autêntica rede de aparelhos controlados por este voicebot.

Um exemplo prático são smart tvs, aparelhos de som, sistemas de ar-condicionado, robots aspiradores ou de cozinha e até aparelhos como frigoríficos e outros.

A própria Google está a melhorar este voicebot para torná-lo mais natural.

As famosas palavras “Hey Google” deixam de ser necessárias com o lançamento de uma função chamada de Look & Talk.

Como o nome indica, basta virar-se para o dispositivo e falar / perguntar o que necessitamos.

Como podem os voicebots ser usados em negócios?

Se o objetivo é melhorar os seus negócios, um voicebot pode ser uma ótima maneira de fazer isso.

Uma forma prática e óbvia é via custo. Um voicebot pode economizar tempo e dinheiro por automatizar tarefas que normalmente seriam feitas por humanos.

Por exemplo, se tiver um departamento de atendimento ao cliente ou call-center, pode usar um voicebot para lidar com consultas básicas de apoio ao cliente inclusive ligando a recolha de dados ao seu CRM.

Isso pode libertar os seus funcionários para lidar com questões mais complexas.

Também se podem usar voice bots para automação de marketing e para data entry (entrada de dados).

Se estiver interessado em usar bots de voz para a sua empresa, há muitas plataformas diferentes que pode avaliar como:

Estas plataformas permitem-lhe criar e gerir voicebots com níveis desde iniciante até empresarial.

Os voicebots estão cada vez mais populares, também porque estão a melhorar muito em qualidade.

À medida que se tornam mais difundidos e desenvolvidos, vão provavelmente desempenhar um papel maior nos negócios.

Se ainda não está a usar voicebots, agora é a hora de começar a considerá-los!

Pessoalmente, acho que os voicebots têm muito potencial quando se trata de atendimento ao cliente, porque podem lidar com tarefas simples de maneira rápida e eficiente, sem precisar de intervenção humana.

Isso liberta os funcionários para lidar com questões mais complexas e oferece uma melhor experiência geral para o cliente.

Além disso, os voicebots podem ser usados ​​para entrada de dados ou fins de marketing, o que pode ajudar as empresas a economizar tempo e dinheiro.

No entanto, a tecnologia de voicebot ainda está nos seus estágios iniciais e há algumas limitações no que eles podem fazer.

Por exemplo, os voicebots podem não ser capazes de lidar com consultas de atendimento ao cliente mais complexas ou entender a conversa humana natural.

À medida que a tecnologia dos voicebots melhorar, provavelmente veremos a sua maior utilização por empresas e para diversas finalidades.

Acha que os voicebots são o futuro do atendimento ao cliente?

Por que ou por que não? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!