Voice bots são por vezes também chamados de voice chatbots.
Um voice bot é um programa de computador que pode reconhecer e responder a comandos de voz humanos.
Existem várias aplicações possíveis, mas as mais comuns são geralmente associadas a serviço ao cliente, muitas vezes como triagem antes da passagem a um call center.
Também podem ser usados para outros fins, como ações de marketing ou entrada de dados.
Neste post, abordamos os fundamentos dos voice bots e como a sua empresa pode utilizá-los para melhorar os seus negócios.
Também daremos alguns exemplos de voicebots convencionais com os quais talvez esteja mais familiarizado.
Alexa Voicebot
Um dos voicebots mais populares do mundo é a Alexa da Amazon.
A Alexa é um robô de voz que responde a comandos vocais e pode executar váriadas tarefas:
- como tocar música,
- definir alarmes,
- adicionar produtos a uma lista de compras,
- suporte a clientes,
- responder a vários tipos de perguntas,
- muito mais…
A Alexa é usada principalmente em ambiente residencial casa, mas também já começa a ser utilizado em empresas como hotéis e restaurantes, para executar pedidos simples ou atender de forma personalizada quando não existe um humano por perto.
Estas funções mais desenvolvidas chama-se IA de Conversação, i.e. inteligência artificial aplicada a funções de conversação.
Google Assistant Voicebot
Outro bot de voz com o qual pode estar familiarizado é o Google Assistant.
O Google Assistant é semelhante ao Alexa, porque de forma similar responde a comandos de voz e pode executar várias tarefas.
No entanto, uma das principais diferenças entre o Google Assistant e o Alexa é que o Google Assistant também pode ser usado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Isso torna o Google Assistant mais versátil que o Alexa, pois pode ser usado em mais lugares.
É possível ligar o Assistant a vários dispositivos e criar uma autêntica rede de aparelhos controlados por este voicebot.
Um exemplo prático são smart tvs, aparelhos de som, sistemas de ar-condicionado, robots aspiradores ou de cozinha e até aparelhos como frigoríficos e outros.
A própria Google está a melhorar este voicebot para torná-lo mais natural.
As famosas palavras “Hey Google” deixam de ser necessárias com o lançamento de uma função chamada de Look & Talk.
Como o nome indica, basta virar-se para o dispositivo e falar / perguntar o que necessitamos.
Como podem os voicebots ser usados em negócios?
Se o objetivo é melhorar os seus negócios, um voicebot pode ser uma ótima maneira de fazer isso.
Uma forma prática e óbvia é via custo. Um voicebot pode economizar tempo e dinheiro por automatizar tarefas que normalmente seriam feitas por humanos.
Por exemplo, se tiver um departamento de atendimento ao cliente ou call-center, pode usar um voicebot para lidar com consultas básicas de apoio ao cliente inclusive ligando a recolha de dados ao seu CRM.
Isso pode libertar os seus funcionários para lidar com questões mais complexas.
Também se podem usar voice bots para automação de marketing e para data entry (entrada de dados).
Se estiver interessado em usar bots de voz para a sua empresa, há muitas plataformas diferentes que pode avaliar como:
Estas plataformas permitem-lhe criar e gerir voicebots com níveis desde iniciante até empresarial.
Os voicebots estão cada vez mais populares, também porque estão a melhorar muito em qualidade.
À medida que se tornam mais difundidos e desenvolvidos, vão provavelmente desempenhar um papel maior nos negócios.
Se ainda não está a usar voicebots, agora é a hora de começar a considerá-los!
Pessoalmente, acho que os voicebots têm muito potencial quando se trata de atendimento ao cliente, porque podem lidar com tarefas simples de maneira rápida e eficiente, sem precisar de intervenção humana.
Isso liberta os funcionários para lidar com questões mais complexas e oferece uma melhor experiência geral para o cliente.
Além disso, os voicebots podem ser usados para entrada de dados ou fins de marketing, o que pode ajudar as empresas a economizar tempo e dinheiro.
No entanto, a tecnologia de voicebot ainda está nos seus estágios iniciais e há algumas limitações no que eles podem fazer.
Por exemplo, os voicebots podem não ser capazes de lidar com consultas de atendimento ao cliente mais complexas ou entender a conversa humana natural.
À medida que a tecnologia dos voicebots melhorar, provavelmente veremos a sua maior utilização por empresas e para diversas finalidades.
Acha que os voicebots são o futuro do atendimento ao cliente?
Por que ou por que não? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!