Voice bots: o que são e como usá-los?

Voice bots são por vezes também chamados de voice chatbots.

Um voice bot é um programa de computador que pode reconhecer e responder a comandos de voz humanos.

Existem várias aplicações possíveis, mas as mais comuns são geralmente associadas a serviço ao cliente, muitas vezes como triagem antes da passagem a um call center.

Também podem ser usados ​​para outros fins, como ações de marketing ou entrada de dados.

Neste post, abordamos os fundamentos dos voice bots e como a sua empresa pode utilizá-los para melhorar os seus negócios.

Também daremos alguns exemplos de voicebots convencionais com os quais talvez esteja mais familiarizado.

Alexa Voicebot

Um dos voicebots mais populares do mundo é a Alexa da Amazon.

A Alexa é um robô de voz que responde a comandos vocais e pode executar váriadas tarefas:

  • como tocar música,
  • definir alarmes,
  • adicionar produtos a uma lista de compras,
  • suporte a clientes,
  • responder a vários tipos de perguntas,
  • muito mais…

A Alexa é usada principalmente em ambiente residencial casa, mas também já começa a ser utilizado em empresas como hotéis e restaurantes, para executar pedidos simples ou atender de forma personalizada quando não existe um humano por perto.

Estas funções mais desenvolvidas chama-se IA de Conversação, i.e. inteligência artificial aplicada a funções de conversação.

Dicas para usar a Alexa sem gastar dinheiro

Google Assistant Voicebot

Outro bot de voz com o qual pode estar familiarizado é o Google Assistant.

O Google Assistant é semelhante ao Alexa, porque de forma similar responde a comandos de voz e pode executar várias tarefas.

No entanto, uma das principais diferenças entre o Google Assistant e o Alexa é que o Google Assistant também pode ser usado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Isso torna o Google Assistant mais versátil que o Alexa, pois pode ser usado em mais lugares.

Sissie Hsiao, VP da Google, fala sobre o Google Assistant

É possível ligar o Assistant a vários dispositivos e criar uma autêntica rede de aparelhos controlados por este voicebot.

Um exemplo prático são smart tvs, aparelhos de som, sistemas de ar-condicionado, robots aspiradores ou de cozinha e até aparelhos como frigoríficos e outros.

A própria Google está a melhorar este voicebot para torná-lo mais natural.

As famosas palavras “Hey Google” deixam de ser necessárias com o lançamento de uma função chamada de Look & Talk.

Como o nome indica, basta virar-se para o dispositivo e falar / perguntar o que necessitamos.

Como podem os voicebots ser usados em negócios?

Se o objetivo é melhorar os seus negócios, um voicebot pode ser uma ótima maneira de fazer isso.

Uma forma prática e óbvia é via custo. Um voicebot pode economizar tempo e dinheiro por automatizar tarefas que normalmente seriam feitas por humanos.

Por exemplo, se tiver um departamento de atendimento ao cliente ou call-center, pode usar um voicebot para lidar com consultas básicas de apoio ao cliente inclusive ligando a recolha de dados ao seu CRM.

Este tipo de ferramenta pode libertar os seus funcionários para lidar com questões mais complexas.

Também se podem usar voice bots para automação de marketing e para data entry (entrada de dados).

Se estiver interessado em usar bots de voz para a sua empresa, há muitas plataformas diferentes que pode avaliar como:

Estas plataformas permitem-lhe criar e gerir voicebots com níveis desde iniciante até empresarial.

Os voicebots estão cada vez mais populares, também porque estão a melhorar muito em qualidade.

À medida que se tornam mais difundidos e desenvolvidos, vão provavelmente desempenhar um papel maior nos negócios.

Se ainda não está a usar voicebots, agora é a hora de começar a considerá-los!

Pessoalmente, acho que os voicebots têm muito potencial quando se trata de atendimento ao cliente, porque podem lidar com tarefas simples de maneira rápida e eficiente, sem precisar de intervenção humana.

Isso liberta os funcionários para lidar com questões mais complexas e oferece uma melhor experiência geral para o cliente.

Além disso, os voicebots podem ser usados ​​para entrada de dados ou fins de marketing, o que pode ajudar as empresas a economizar tempo e dinheiro.

No entanto, a tecnologia de voicebot ainda está nos seus estágios iniciais e há algumas limitações no que eles podem fazer.

Por exemplo, os voicebots podem não ser capazes de lidar com consultas de atendimento ao cliente mais complexas ou entender a conversa humana natural.

À medida que a tecnologia dos voicebots melhorar, provavelmente veremos a sua maior utilização por empresas e para diversas finalidades.

Acha que os voicebots são o futuro do atendimento ao cliente?

Por que ou por que não? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!