Plug-in Software

Um plug-in de software (também conhecido como plugin, add-on ou add-in) é um pequeno programa que adiciona funcionalidades extras a um software principal.

É como se fosse uma extensão que pode adicionar ao seu programa para o tornar mais poderoso ou útil.

Os plug-ins são populares hoje em dia porque permitem personalizar e melhorar o software que está a utilizar.

Por exemplo, se usar um programa de edição de fotografias, pode adicionar um plug-in que oferece filtros especiais ou efeitos interessantes às fotos.

Se utilizar um navegador de internet como o Chrome ou outro, pode adicionar plug-ins que bloqueiam anúncios ou ajudam a traduzir páginas.

A popularidade dos plug-ins também se deve ao facto de serem fáceis de instalar e utilizar mesmo por pessoas sem conhecimentos de programação.

Geralmente, só é preciso descarregar o plug-in e seguir alguns passos simples para o ativar.

Eles são construídos para serem compatíveis com o software existente, por exemplo WordPress, por isso o utilizador não têm de se preocupar em danificar o programa principal.

Outra razão pela qual estes “pedaços de código” são populares é o facto de serem desenvolvidos por uma comunidade de programadores.

Isso significa que há uma grande variedade de plug-ins disponíveis para escolher.

Pode encontrar plug-ins gratuitos ou pagos, dependendo do que necessita. Mesmo os plug-ins pagos, quando desenvolvidos em comunidade, são mais baratos do que um plug-in desenvolvido à medida, porque o custo é diluído por muitos compradores.

Além disso, muitos plug-ins são de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode contribuir para o seu desenvolvimento.

Em resumo, um plug-in de software:

É um pequeno programa que adiciona funcionalidades extras a um software principal.

São muito populares porque permitem a personalização e a melhoria de software existente, são fáceis de instalar e existem muitas opções disponíveis.